Decathlon aumenta vendas e reduz furtos

Confira as principais notícias

Decathlon aumenta vendas e reduz furtos

14/01/2016 - Fonte: RFID Journal Brasil.

A varejista francesa de artigos esportivos Decathlon informa que suas vendas aumentaram 11% no ano passado e que atribui parte deste crescimento a uma implantação ambiciosa de RFID (identificação por radiofrequência) em suas 951 lojas em todo o mundo, inclusive no Brasil, e em 43 Centros de Distribuição (CDs). Durante 2014, a empresa experimentou uma redução de 9% no furto de produtos, diz Jean-Marc Lieby, líder do projeto de RFID da Decathlon. A maioria das lojas já estão usando a tecnologia RFID para verificações de inventário no ponto de venda e nos portões de segurança. As lojas da empresa na Índia e no Brasil, no entanto, estão usando RFID somente para controle de estoque. Quando a empresa abre novas lojas ao redor do mundo, os sites também vão se habilitando para a RFID.

A varejista credita 5 pontos percentuais do aumento de suas vendas à melhoria da disponibilidade de estoque, devido ao sistema de rastreamento de inventário baseado em RFID. No entanto, acrescenta a empresa, o lançamento de novas lojas e reduções nos preços de algumas de suas mercadorias também desempenham um papel relevante.

A Decathlon é uma das maiores varejistas de artigos esportivos e sportswear em todo o mundo, com presença em toda a Europa, China, Marrocos, Índia e Brasil. Os navios da varejista carregam 650 milhões de itens por ano em um total de 50.000 contêineres. A empresa estima que 85% dos produtos são elegíveis a usar tags RFID, diz Lieby.

As lojas próprias variam em tamanho e na oferta de mercadoria. Medem tipicamente de 1.000 a 12.000 metros quadrados de área e oferecem uma média de 35.000 itens diferentes para venda, cobrindo 65 esportes diferentes.

Há cinco anos, a empresa começou a investigar maneiras pelas quais poderia usar a tecnologia RFID EPC UHF para melhorar a precisão do inventário de suas muitas lojas e centros de logística, garantindo assim os produtos nas prateleiras das lojas. Esse esforço foi liderado por Patrice Riboult que, na época, serviu como fundador e coordenador do projeto RFID e líder na Oxylane Group, empresa-mãe da Decathlon. De acordo com uma pesquisa da Decathlon, a primeira fonte de insatisfação de um cliente é sempre a mesma: falta de um produto na prateleira. A empresa também estava interessada em permitir operações mais rápidas e fáceis no ponto de venda e, assim, começou a pesquisar como as etiquetas RFID em produtos que poderiam auxiliar.

Depois de pesquisar várias empresas de RFID e soluções, a Decathlon lançou a sua própria empresa de RFID em 2010. Essa empresa, conhecida como Embisphere, projeta, fabrica e implementa tanto software RFID e hardware para a Decathlon e outros clientes de varejo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

HG Code - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela HG Code.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a HG Code não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a HG Code implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar