Qual é o papel da automação na transformação digital dos Centros de Serviços Compartilhados?

Confira as principais notícias

Qual é o papel da automação na transformação digital dos Centros de Serviços Compartilhados?

09/04/2020 - Fonte: CIO
Trata-se de um dos setores que mais pode se beneficiar com o RPA e automatização dos processos

A tecnologia Robotic Process Automation (RPA), que automatiza tarefas repetitivas integrando robôs ou softwares a diferentes processos do negócio, tem ajudado organizações de diversos setores e de todos os tamanhos a acelerar a sua transformação digital, uma vez que assume o trabalho que não precisamos ou não queremos mais fazer.

Estudos estimam que cerca de 70% a 80% de processos empresariais baseados em regras, ou seja, padronizados e pouco flexíveis, podem ser automatizados, levando a uma economia de até 80% nos custos relacionados a alguns desses processos. Pesquisas também apontam que o uso de tecnologias complementares ao RPA, como a Inteligência Artificial, possibilita até mesmo a automatização de processos mais complexos. Segundo estimativas da UiPath, fornecedora de soluções em RPA, o retorno do investimento na tecnologia se dá, em geral, em até seis meses após sua implementação.

Um dos setores que mais pode se beneficiar com o RPA e a automatização dos processos é o das empresas chamadas Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que normalmente centralizam diversos serviços de uma mesma companhia, aglutinando vários departamentos em um só local. Os CSCs trabalham justamente para assegurar mais produtividade às empresas, por meio de entregas de serviços mais ágeis tanto aos colaboradores como aos clientes.

Curiosamente, porém, pesquisa da consultoria McKinsey revela que a maioria dos CSCs, em uma perspectiva global, ainda está tímida no percurso da jornada digital: menos de ¼ das empresas do segmento, listadas na base do levantamento, começou a trabalhar para incorporar a automatização e a análise de dados. Apenas 22% das empresas consultadas teriam começado este movimento que traz, entre os benefícios, interação mais eficiente com clientes e parceiros, liberando profissionais para gerenciar atividades essenciais à oferta de experiências digitais mais satisfatórias aos clientes.

Há inúmeras oportunidades de crescimento, por meio do RPA, para diversas áreas subsidiadas hoje pelos Centros de Serviços Compartilhados, como os setores de recursos humanos, logística, tecnologia, área de pagamentos e finanças etc, destaca a UiPath. Pesquisas mostram que cerca de 40% dos processos liderados pelos CSCs podem ser automatizados, levando a um salto de 13% na produtividade, sem custos adicionais para as empresas do setor.

Entre os CSCs que já iniciaram essa jornada, a maioria (76%) reporta a redução de custos como principal benefício do uso do RPA, seguido de ganho de agilidade nos processos (68%), melhora da qualidade (48%), redução do “cycle time” (40%) e redução dos riscos aliada ao ganho de compliance (33%), diz pesquisa da Capgemini.

- Por onde começar?

O primeiro passo para esta empreitada é conseguir identificar quais áreas e processos têm maior potencial de ganho com automação, não só no que diz respeito à eficiência processual e aos indicadores listados acima, mas também à satisfação dos profissionais, uma das, ou senão, a principal razão de ser do RPA.

Com um olhar profundo sobre o próprio negócio e a ajuda de um parceiro de tecnologia assertivo, os CSCs poderão desfrutar de todos os benefícios da transformação digital em uma era que ela se faz cada vez mais essencial à sustentabilidade dos negócios.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

HG Code - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela HG Code.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a HG Code não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a HG Code implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar