Dada a evolução rápida da epidemia causada pelo coronavírus COVID-19, estamos recebendo um alto volume de perguntas sobre como nossos produtos devem ser higienizados de forma a maximizar a proteção dos trabalhadores da linha de frente que fazem uso deles em hospitais, armazéns, lojas, rotas de transporte e outros ambientes. Essas perguntas dizem respeito a todo o portfólio de computadores móveis, scanners e impressoras da Zebra e provêm de todos os setores que atendemos atualmente.
A higienização de dispositivos que serão usados por vários funcionários em diferentes turnos é um requerimento fundamental que levamos em conta não só durante o desenvolvimento dos nossos produtos, como também no momento de apresentar aos nossos clientes e parceiros orientações claras sobre as medidas mais eficazes de higienização e desinfecção de dispositivos utilizados em campo.
O ponto mais importante a considerar ao implantar um protocolo de higienização para seus produtos da Zebra é que nossas orientações sobre a metodologia e os materiais usados para a higienização são diferentes para cada dispositivo. Não existe um procedimento único que funcione igualmente para todos.
Clique nos links a seguir para conferir orientações detalhadas sobre como desinfetar modelos de scanners, impressoras e computadores móveis da Zebra específicos para o setor de saúde.
No caso de modelos de produtos da Zebra não específicos para o setor de saúde, consulte a seção “Cleaning Instructions” (Instruções para a higienização) do User Guide (Manual do Usuário) do modelo exato que você tem. Os manuais do usuário estão disponíveis em inglês na seção de Suporte do nosso site. Por exemplo, o manual do usuário do TC57 apresenta informações detalhadas sobre a higienização a partir da página 212. Basta pesquisar por “clean” (limpar) no documento.
Esses manuais do usuário apresentam instruções detalhadas sobre a forma correta de desinfetar invólucros, botões, telas (se aplicável) e outros componentes. Além disso, você poderá confirmar quais produtos de limpeza podem ser usados nos dispositivos, inclusive os níveis de pureza ou formulação para cada ingrediente, assim como aqueles que nunca devem ser utilizados. Também são detalhadas as precauções e práticas recomendadas para a manipulação dos dispositivos durante os processos de higienização. Recomendamos ler todas as orientações fornecidas atentamente antes de higienizar seus dispositivos. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com nossa equipe de Suporte a qualquer momento.
Também publicamos o relatório “Best Practices for Infection Prevention” (Práticas recomendadas para a prevenção de infecções), elaborado por Darrel Hicks, um especialista em controle de infecções amplamente reconhecido nos Estados Unidos. Embora esse relatório tenha sido elaborado especificamente para o setor de saúde, as recomendações contidas nele representam um substrato valioso para empresas de todos os setores que desejem tomar precauções adicionais para proteger a saúde de funcionários e clientes.
A Zebra recomenda que sua empresa instaure uma política de higienização de dispositivos o mais rápido possível, seguindo as orientações fornecidas pelos fabricantes de equipamentos originais (OEM). Isso ajudará a assegurar que os funcionários realizem a higienização correta de dispositivos móveis, scanners, impressoras e outros aparelhos de forma mais sistemática. Além disso, seus funcionários estarão mais tranquilos ao saber que sua empresa está tomando todas as medidas possíveis para evitar que ferramentas tecnológicas compartilhadas se tornem uma fonte potencial para a transmissão de vírus.